Marcius Machado Cursos de Oratória e Desenvolvimento Pessoal

Clique na imagem serás direcionado para o site.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Deputado Marcius Machado assegura recursos para castrações para municípios da AMURES

                              

Iniciaram-se nesta quarta-feira (24) os atendimentos do castramóvel do Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama), em Bocaina do Sul, com recursos de emendas do deputado Marcius Machado (PL). A unidade móvel é destinada à castração gratuita de cães e gatos e tem como objetivo promover o bem-estar animal, controlar a população de animais em situação de rua e prevenir doenças.

A veterinária Fabiola Hedel reafirma a importância do castramóvel para pequenos municípios “Nós levamos um centro cirúrgico totalmente equipado para estes municípios, que muitos não têm uma clínica veterinária, então conseguimos levar esse serviço de qualidade para pessoas e seus animais”.

O investimento, no valor de R$ 336 mil para toda a Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), proveniente de emenda parlamentar do deputado Marcius Machado, permitirá a realização de aproximadamente 1.500 castrações em municípios da Serra Catarinense. Em Bocaina do Sul, já foram feitos 50 procedimentos, todos custeados pela emenda, outras cidades também serão contempladas, algumas com apoio adicional de recursos próprios.

De acordo com Thiago Cordeiro, coordenador de Saúde e Bem-Estar Animal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), que atende 18 municípios da região, a iniciativa traz benefícios diretos à população. “A gente consegue evitar que animais fiquem soltos na rua, evitar que transmitam zoonoses e impedir que isso se torne um problema de saúde pública para o município”, destacou.

O cronograma do castramóvel já prevê passagens por Rio Rufino, Urubici, Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e outras cidades da AMURES. A prioridade será atender localidades que não possuem clínicas veterinárias credenciadas, garantindo acesso ao serviço e ampliando a cobertura na região serrana.

Nenhum comentário: