Marcius Machado Cursos de Oratória e Desenvolvimento Pessoal

Clique na imagem serás direcionado para o site.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Segurança na estrada é prioridade para o deputado estadual Marcius Machado

Usar o farol aceso durante o dia melhora a visibilidade


O deputado estadual Marcius Machado (PR) apelou ao senador Jorginho Mello (PR/SC) e a deputada Federal Carmem Zanotto (PPS/SC) para que envidem esforços para que seja veta a aprovação do Projeto de Lei n.º 6/2019, em trâmite na Câmara dos Deputados.

O PL revoga a Lei n.º 13.290/2016, para deixar de tornar obrigatório o uso, nas rodovias, de farol baixo durante o dia. O argumento do PL é que a Lei, fomenta a chamada “indústrias das multas”.

Para o deputado, a obrigatoriedade de estabelecer por lei o uso dos faróis baixos durante o dia tem a finalidade de aumentar a segurança no trânsito. Pesquisas feitas no exterior e no Brasil demonstram que o farol baixo reduz em aproximadamente 60% a ocorrência de acidentes e diminui em 69% a gravidade das lesões, além de possibilitar que o condutor seja visto há 3km de distância.

“Como motorista sei que utilizar farol ligado auxilia na visualização de outros veículos na pista, ele estabelece mais segurança pela ampliação da visibilidade. Ainda que a medida cause maior numero de atuações, o plano de fundo da Lei merece ser privilegiado, pois, para não ocorrer à inflação, basta acionar a iluminação exigida, não só nas rodovias, mas também nas demais vias”, explica Marcius.

A medida já é adotada em vários países. Nos Estados Unidos, a prática reduziu em 5% as colisões entre veículos e em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, segundo a NHTSA (sigla em inglês da Associação Americana de Segurança Viária).


Mirella Guedes
Fotos: Luca Gebara
Ascom Deputado Estadual Marcius Machado
(49) 99977-9995 / (48) 3221-3075

Nenhum comentário: