Marcius Machado Cursos de Oratória e Desenvolvimento Pessoal

Clique na imagem serás direcionado para o site.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estudante de medicina na UFSM, Jonathan Machado estava de plantão no dia do incêndio


Médico residente no Pronto Socorro de Santa Maria, o lageano Jonathan Machado estava de plantão quando ocorreu o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde morreram 231 pessoas. Ele atendeu a primeira vítima que chegou ao local, que estava intoxicada devido à fumaça que inalou.

Jonathan cursa Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele se forma no final do ano que vem e pretende se especializar em cirurgia. Ele relata que 30 vítimas do incêndio foram para o pronto socorro, todas estavam intoxicadas e com lesões de queimadura, e a maioria teve que ser entubada. “Em questão de minutos, toda a equipe se prontificou e se dividiu para atender os pacientes”, lembra.

O pronto socorro recebeu somente 30 vítimas, pois a maioria das pessoas foi para os hospitais do Centro, que são mais próximos da casa noturna. Machado diz que as pessoas chegavam com a pele preta devido à fumaça do incêndio. “Dos 30 feridos, um infelizmente morreu, pois já chegou em coma e apesar de fazermos todos os procedimentos, não resistiu”, conta.

Ele diz que os médicos que não estavam trabalhando foram chamados para os hospitais. “Também vieram profissionais de São Paulo e Porto Alegre para ajudar. No outro dia, os pacientes em estado grave foram para Porto Alegre, no centro de queimados”. Para ele, o cenário era de guerra, pois havia gente chegando a todo instante. “Apesar de ser muito triste, mostrou a união do povo gaúcho, todos se ajudaram”, comenta.

O médico residente diz que a tragédia o sensibilizou e mostrou que tudo é efêmero. “Também me alertou que devemos sempre valorizar as pessoas que gostamos. Fizemos o nosso melhor, agora podemos rezar e amparar as famílias”, finaliza.

Jonathan conta como foi sua experiência

Médico residente no Pronto Socorro de Santa Maria, o lageano Jonathan Machado conta como foi atender as vítimas do incêndio na boate Kiss, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Como estavam as vítimas que chegaram no Pronto Socorro?

Todas estavam com a pele preta devido à fumaça, lesões de queimadura e intoxicadas. A maioria foi entubada.

Que tipo de trabalho você fez?

Fazia a triagem e dava auxílio aos médicos. Mas o primeiro paciente, eu que atendi, coloquei oxigênio e fui acordar o pessoal que estava de plantão.

Como foi esta experiência para você?

Este foi o segundo maior acidente do Brasil, é raro quem passou por isso. Foi como um cenário de guerra, era gente chegando a todo instante. Foi muito triste, mas mostrou a união do povo gaúcho.

fonte: Jornal Correio Lageano Lages, 30/01/2013.

Nenhum comentário: