Sistema eleitoral é a regra através da qual que se transformam votos em cadeiras, é como se escolhe os representantes, dividindo-se em Majoritário e proporcional.
O que é Voto em Lista Fecha?
O Voto em lista fechada é uma modalidade de voto para a eleição de parlamentares. Significa que o eleitor vota numa lista na qual a ordem de preferência dos prováveis ocupantes das vagas no legislativo é ordenada pelo partido, ou seja, o partido define quem será o ocupante da primeira, segunda, terceira cadeiras conquistadas e, assim por diante.
Em outras palavras, ao invés de votar no candidato individual para deputado ou vereador, o eleitor vota numa legenda que distribuirá as cadeiras conforme o percentual de votos obtidos.
------------------------
O que é o Voto Distrital?
Este sistema possui uma origem medieval e corresponde à tradição, especialmente inglesa, de formar o Parlamento a partir dos representantes de condados. O voto distrital acontece quando um Estado é dividido em áreas (os distritos), normalmente regiões determinadas, onde cada indivíduo escolhe apenas um candidato para representá-lo politicamente.
Isto porque os sistemas distritais operam segundo um mecanismo majoritário, ou seja, significa que existem tantos colégios eleitorais quanto são as vagas parlamentares e, em cada colégio, ou distrito, apenas o mais votado é eleito. A escolha pode ser feita por maioria simples ou absoluta
------------------------
O sistema distrital misto foi criado na Alemanha, logo depois da II Guerra Mundial. Neste sistema metade das vagas é distribuída pela regra proporcional e a outra metade, pelo sistema distrital.
O eleitor tem dois votos para cada cargo: um para a lista proporcional (lista fechada) e outro para a disputa em seu distrito. Especificamente no caso alemão, existe uma particularidade: o desempenho de um partido na votação proporcional serve para determinar sua cota não apenas na metade proporcional, mas na distribuição geral de vagas, o que produz um resultado final mais proporcional.
------------------------
Voto Alternativo
Voto Alternativo é a modalidade de voto majoritário na qual o eleitor opta por mais de um candidato, segundo uma ordem de preferência, indicando o primeiro candidato, o segundo, o terceiro e assim por diante. Na apuração dos votos, os candidatos que receberam o menor número de votos são eliminados. Dessa forma, são eleitos apenas os candidatos indicados para os primeiros lugares.
É o que hoje ocorre nas eleições para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no qual nós votamos em 5 candidatos e os mais votados são eleitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário