Marcius Machado Cursos de Oratória e Desenvolvimento Pessoal

Clique na imagem serás direcionado para o site.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Inteligência Emocional de Daniel Goleman!

O conceito de inteligência emocional pauta-se em cinco habilidades básicas e interdependentes denominadas por 1) autoconsciência, 2) automotivação, 3) autocontrole, 4) empatia e 5) sociabilidade.

1) A autoconsciência permite ao indivíduo perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos, de modo a se reconhecer e aceitar-se em seus mais diversos estados emocionais.

2) A automotivação é a capacidade de elaborar metas para si mesmo, persistindo e entusiasmando-se com os objetivos pessoais.

É a capacidade de resistir a quaisquer obstáculos que impeçam a concretização de metas pessoais, envolvendo, no indivíduo que a retém em alto nível, elevado grau de esperança e otimismo.

3) O autocontrole é à capacidade de administrar sentimentos e desenvolver habilidades pessoais para atingir metas anteriormente estipuladas.

4) Empatia constitui-se na habilidade de perceber os sentimentos dos outros, através da leitura e compreensão de comportamentos não verbais de comunicação, tais como expressões faciais, tom de voz e postura corporal.

5) A sociabilidade é a capacidade de iniciar, aprofundar e manter relações sociais. Ter alta sociabilidade significa ser capaz de substituir sentimentos negativos por outros positivos e disseminá-los naqueles que estão ao redor, tornando os relacionamentos extensos, profundos e verdadeiros.


As três habilidades denominadas autoconsciência, automotivação e autocontrole seriam as bases de natureza psicológica responsáveis pelo fortalecimento das estruturas internas do indivíduo, enquanto as outras duas, empatia e sociabilidade, constituiriam os componentes psicossociais que assegurariam a sua competência no mundo social.

Nenhum comentário: