Marcius Machado Cursos de Oratória e Desenvolvimento Pessoal

Clique na imagem serás direcionado para o site.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Palmeira pode se tornar capital catarinense das Carnes de Qualidade



Está cada vez mais perto de ser votado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Projeto de Lei que confere à cidade de Palmeira o título de Capital Catarinense das Carnes de Qualidade. A autoria do projeto é do deputado Marcius Machado (PL). 
Desde 2011, a prefeitura do município e a Epagri são parceiras na realização de planejamento focando a pecuária de corte como alicerce no desenvolvimento do setor agropecuário de Palmeira. “Mesmo sendo o menor em extensão territorial na região da Amures, os produtores viram na pecuária e ovinocultura uma chance de incrementar a renda. Com esse objetivo, iniciou-se na cidade um projeto de melhoria do sistema produtivo voltado a qualificar a produção de terneiros e carne bovina”, explicou Marcius. 
“A oficialização é de grande importância, pois vai ajudar a fomentar os criadores de gados e ovelhas. É necessário também incentivar os produtores a melhorar a qualidade e a genética”, destaca a prefeita do município, Fernanda de Souza Córdova. 
Fernanda ainda acrescenta que auxílio dos profissionais da Epagri, que estão diariamente nas propriedades rurais, é muito importante para garantir a qualidade dos plantios. 
Paralelo ao projeto de fomento da pecuária, em 2013, foi organizado o mesmo processo de organização e assistência para fortalecer e ampliar a ovinocultura, visto que o município possui uma planta frigorífica com capacidade de abate de 22 mil animais por ano. 
Por causa disso foram criadas a Associação Palmeirense de Pecuária de Corte e a Associação dos Criadores de Ovinos de Palmeira, ambas com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e firmar parcerias para qualificar o produtor e os rebanhos, aumentando assim a renda das propriedades. Juntas somam mais de 60 associados. 
O engenheiro agrônomo da Epagri, Clayrton Accácio Cruz da Silveira, relata que, ao todo, são cerca de 400 famílias pecuaristas que são atendidas pelo convênio da Epagri e Prefeitura, que começou a funcionar em 2012. Nem todas estão inscritas nas associações. O trabalho é necessário para ensinar esses pecuaristas, compartilhar planejamento e aumentar as oportunidades negócios. “O apoio político também é importante, assim como o bom relacionamento, na obtenção dos resultados”, acrescentou o engenheiro. 
O deputado Marcius Machado também é autor do Projeto de Lei que inclui no calendário oficial de eventos de Santa Catarina, o Festival de Carnes de Qualidade da Serra Catarinense, realizado em Palmeira.  O evento também é resultado da união de forças da pecuária de corte e de criadores de ovinos e é mais um dos Projetos de Lei Desde o ano passado, o evento entrou no calendário regional de eventos da Amures, com um dos grandes atrativos turísticos e gastronômicos.


Texto: Camila Paes
Fotos: ClayrtonAccacio/Assessoria

Nenhum comentário: